Praia Acessível

► O que é?

O Projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), consiste na instalação de infraestrutura adequada para possibilitar à pessoa com deficiência e à pessoa com mobilidade reduzida o acesso a atividades de lazer, inclusive banho de mar, de forma digna e segura.

Para tanto, a utilização das cadeiras anfíbias é essencial. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, elas são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, o uso do equipamento é orientado por socioeducadores, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Acesse o Edital aqui.

 

► A quem se destina?

Pessoas com deficiência de todas as idades e pessoas com mobilidade reduzida, tanto moradores da região como turistas nas cidades litorâneas do Paraná.