Ações, Programas e Projetos

Comunicação

Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná (Seds-PR) atua promovendo uma transformação social na vida dos paranaenses. Criada pela Lei 16.840, de 28 junho de 2011, e alterada pela Lei 17.045, de 09 de janeiro de 2012; Lei 18.374, de 15 de dezembro de 2014; e Lei 18.778, de 12 de maio de 2016, a Seds-PR atua na gestão e coordenação das seguintes políticas públicas:
  • Assistência Social
  • Direitos da Criança e do Adolescente
  • Direitos da Pessoa Idosa
  • Direitos da Pessoa com Deficiência
  • Direitos da Mulher

Trabalhamos em busca de um futuro melhor com oportunidades reais.

Garantir o atendimento à população mais vulnerável é uma das prioridades do Governo do Estado do Paraná. Desde 2011, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social aplicou R$ 1 bilhão em programas, projetos, serviços e benefícios nas áreas de assistência social e na garantia de direitos da criança e adolescente, da mulher, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Os recursos são do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar) e do Tesouro Estadual.

Atuamos na proteção social das famílias paranaenses.

Nosso trabalho é promover um atendimento humano e integral a todos os paranaenses em situação de vulnerabilidade e risco social. E, acima disso, buscamos sempre garantir o respeito, a dignidade e os direitos de cada cidadão. Assim, promovemos o fortalecimento da família paranaense como um todo, dando o apoio e suporte necessários para seguirem adiante e superarem as dificuldades da sua realidade.

Um dos nossos programas de destaque é o Família Paranaense, lançado em 2012 com o objetivo de reduzir a pobreza no Paraná. O programa atende famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Durante dois anos, essas famílias recebem acompanhamento especial em diversas áreas, como saúde, educação, habitação e assistência social. Nossa missão é dar mais autonomia a cada família, para que possam construir ou recomeçar a sua própria história.

O desenvolvimento do Família Paranaense e de vários outros programas e ações garantiram a redução da extrema pobreza no Paraná*. De 2011 a 2013, o Paraná atingiu 92% da meta de tirar 100 mil famílias da extrema pobreza, em um prazo de quatro anos. Isso mostra que em três anos, 92.250 famílias paranaenses tiveram melhoria na condição de vida em todo o Estado.

* Dados do Ministério do Desenvolvimento Social/2015.
Recomendar esta página via e-mail: