Garantia de Direitos

Comunicação

Direitos da Criança e do Adolescente

01/04/2019

Sejuf alinha implantação do Programa Criança Feliz em todo o Paraná

O secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) recebeu nesta segunda-feira (01), o assessor Maurício Azeredo, da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano e Tatiana Parra Roda, coordenadora geral de Apoio Institucional do Programa Criança Feliz do Ministério Cidadania e Ação Social, para ajustar tratativas sobre a implantação do programa Criança Feliz em todo o Estado.

 

“O programa vai ajudar as famílias, principalmente as mais pobres, a estimulação no crescimento das crianças em seus primeiros anos de vida, quando elas desenvolvem a maior parte das suas competências”, disse Leprevost, acrescentando que essa é intenção do governador Ratinho Junior em trabalhar com a parceria dos municípios, as famílias e a sociedade para promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas públicas para o desenvolvimento integral da primeira infância.


Tatiana Roda lembrou que o Paraná tinha assinado a adesão ao programa, mas não colocou em prática, não fez acontecer. “Em gestão passada, o Estado devolveu ao Ministério os recursos recebidos para o desenvolvimento do programa, que não aconteceu”, esclareceu.

O Criança Feliz é um programa criado pelo Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, com ações nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Público alvo

São prioridades do programa Criança Feliz as gestantes, crianças de até três anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e suas famílias; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.