Assistência Social

Comunicação

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

► O que é?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
 

► A quem se destina?

Atendimentos em grupo com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
 

► Serviços ofertados:

  • Crianças até 6 anos: desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.
     
  • Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos: constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
     
  • Adolescentes e jovens de 15 a 17 anos: serviço socioeducativo para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, que contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. Em sua maioria, são jovens cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social.

 

► Unidades que ofertam o serviço:

Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
Centros de Convivência, que podem ser unidades públicas ou entidades prestadoras de serviços socioassistenciais, devidamente inscritas nos Conselhos de Assistência Social.
 

► Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SISC

O SISC é uma ferramenta de gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), por meio da qual é realizado o acompanhamento e o monitoramento do serviço executado pelos municípios, assim como a apuração dos atendimentos realizados, para fins de cálculo do cofinanciamento federal.

Conforme a Portaria nº 134, de 2013/MDS, o preenchimento do SISC é de responsabilidade do gestor local de assistência social. O Paraná possui inseridos no sistema 97.906 pessoas em 307 municípios.  O acesso ao sistema pode ser realizado por meio do endereço eletrônico: aplicacoes.mds.gov.br/sisc

 

► Mais informações:

(41) 3210-2904 | socialbasica@seds.pr.gov.br

Recomendar esta página via e-mail: