Assistência Social

Comunicação

Centros da Juventude

► O que é?

O Centro da Juventude é um espaço acessível de convivência para adolescentes e jovens que oferece, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional. Um programa desenvolvido pelo Governo do Estado para afastar adolescentes e jovens de situações de exposição ao risco e vulnerabilidade social e realizar ações que favoreçam a sua formação pessoal, profissional e política.

O programa é baseado em três pilares: cidadania, convivência e formação, e faz parte da rede socioassistencial de Proteção Social, pois seus objetivos convergem com os dos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Proteção Social Básica da Política de Assistência Social.

O projeto arquitetônico, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), foi todo elaborado levando-se em consideração as necessidades sociais dos jovens. A implantação do programa foi aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR), através da deliberação nº 04/2009. O investimento total no programa chega a R$ 60 milhões provenientes do Tesouro Estadual através do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA/PR). Na primeira fase de implantação, 30 municípios foram contemplados, levando em consideração diversos critérios, desde a demanda da população jovem até os índices de violência infanto-juvenil.


► A quem se destina?

Adolescentes e jovens, prioritariamente entre 12 e 18 anos, pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social. O espaço é também aberto à comunidade.


► Serviços ofertados:

Os Centros podem funcionar nos períodos da manhã, tarde e noite conforme a organização de cada município e contam com sala multiuso, sala de dança, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, biblioteca, laboratório de informática, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação e piscina semiolímpica.

O projeto Bolsa Agente de Cidadania também é um dos serviços desenvolvidos nos Centros da Juventude. O projeto prevê o pagamento mensal de bolsas auxílio no valor de R$ 210,00, para adolescentes entre 14 e 18 anos, denominados Agentes de Cidadania. Para receber a bolsa, o adolescente precisa desenvolver um projeto e aplicá-lo em atividades de convivência, formação e cidadania.

O objetivo é incentivar e promover a participação social e cidadã dos adolescentes e jovens e a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes. São disponibilizadas até 40 bolsas auxílio mensais em cada unidade e os adolescentes podem participar do projeto pelo período de até 2 anos.


► Programa Paraná Seguro - BID

O Paraná Seguro é um programa estratégico do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública – SESP, para reduzir os índices de criminalidade nas principais cidades do estado, a partir de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social atua no programa, por meio dos Centros da Juventude, como responsável pela prevenção, reabilitação e reinserção social de jovens com alta incidência de fatores de risco associadas à violência e/ou jovens que se encontram em conflito com a lei penal. O foco das ações é a prevenção da criminalidade, especialmente na faixa de 15 a 24 anos.
Saiba mais sobre o programa aqui.
 

► Unidades no Paraná:

O Paraná conta atualmente com 26 Centros da Juventude em funcionamento.

Acesse a nossa rede completa aqui >>

 

► Veja Também:

 

Recomendar esta página via e-mail: