Conselho estadual da Criança e do Adolescente dá posse aos membros da sociedade 30/10/2023 - 15:05

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (Cedca/PR), vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), realizou nesta segunda-feira (30) a cerimônia de posse dos 12 novos conselheiros titulares e 12 suplentes da sociedade civil que comporão o colegiado no biênio 2023-2025. Eles se inscreveram para o pleito, que aconteceu em 25 de agosto, como candidatos e como eleitores.

Na solenidade, foi destacado que dos 12 titulares que tomaram posse, seis são novos conselheiros e seis têm continuidade no mandato. Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família Sedef), Rogério Carboni, o processo eleitoral deste biênio foi marcado pela ampla participação das entidades de todo o Paraná, que garantiu que as seis novas instituições tenham pela primeira vez cadeira no Conselho.

“O Cedca é uma ferramenta essencial para o cuidado e garantia dos direitos. Propusemos um debate muito democrático e incentivamos a participação das entidades para que chegassem a um número maior e assim termos ampla representação. Este é um dos conselhos mais importantes do Paraná pelo segmento em que atua. É muito bom ver esses novos atores, trazendo oxigenação, novas ideias e propostas”, disse Carboni.

Todos os conselheiros representantes da sociedade civil são de entidades devidamente habilitadas, diretamente ligadas à defesa ou ao atendimento de crianças e adolescentes, legalmente constituídas e em regular funcionamento há, pelo menos, um ano.

O Cedca/PR tem natureza estatal especial, com instância pública colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não-governamentais. O Conselho reúne-se mensalmente para formular, deliberar e controlar ações referentes à criança e ao adolescente em todos os níveis, seguindo leis federais, estaduais e municipais, em reuniões abertas à comunidade.

Para Priscila Gracieli de Melo, representante da Apae de São Sebastião da Amoreira, participar do Cedca/PR, é uma oportunidade de aprendizado e também de buscar soluções para as dificuldades que crianças e adolescentes enfrentam. “ Participar desse conselho será, com certeza, uma experiência enriquecedora pois ao poder trabalhar em conjunto com tantas pessoas comprometidas e dedicadas, compartilharemos ideias e soluções para os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes em todo o nosso Estado. Agradecemos pela acolhida e por participar desta importante missão, sendo parte deste grupo, buscando fazer a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes”, afirmou.

Segundo a presidente do Cedca/PR, Juliana Sabbag, a posse dos novos conselheiros ressalta a importância do engajamento da sociedade civil na construção de políticas públicas que garantam o bem-estar a este segmento da população.

Estiveram presentes na solenidade, além dos conselheiros, membros de entidades representativas da garantia de direitos, como a Defensoria Pública do Paraná e a Ordem dos Advogados do Brasil- seção Paraná.