Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude

capa_site_sedef-1.jpg

A Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude foi criada em 2023, mesmo ano de criação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e da Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude. 

Seu objetivo é articular e garantir o desenvolvimento de projetos e políticas públicas direcionadas aos jovens paranaenses de 15 a 29 anos, de acordo com o Estatuto da Juventude (Lei 12.852, 05.08.2013).

A principal missão desta coordenação é levar aos jovens de todo o Estado o máximo possível de informações sobre os serviços que o Poder Público presta à população, desde benefícios até cursos e linhas de financiamento estudantil, sempre prezando pela qualificação dos jovens paranaenses para que possam ocupar cada vez melhores postos no mercado de trabalho.

Como missão secundária, mas não menos importante, temos o compromisso de despertar na juventude paranaense o desejo de participação da vida política, não no sentido de política partidária, mas sim da política administrativa dos nossos governantes.

Para isso, buscamos sempre priorizar comunidades que não detenham tanto poder de informação, bem como aquelas que possuam maior índice de vulnerabilidade social.

 

Plano Estadual da Juventude

Estatuto da Juventude

  • Elaborar e propor a Política Estadual da Juventude, em conformidade com a Política Nacional de Juventude, bem como realizar as ações necessárias à sua implantação, acompanhamento e avaliação;
  • Interagir com todos os órgãos do Governo do Estado do Paraná para integrar as políticas públicas para a juventude, de modo a conferir maior eficácia e visibilidade às ações governamentais voltadas para a população jovem do Estado do Paraná;
  • Atuar junto a órgãos e entidades federais, estaduais, municipais, internacionais e do terceiro setor, com objetivo principal de promover a intersetorialidade das ações voltadas para o jovem e para o protagonismo juvenil;
  • Promover ações que visem estimular o desenvolvimento do associativismo e do voluntariado jovem, bem como apoiar a relação do Estado com segmentos da juventude como associações juvenis e entidades equiparadas;
  • Fomentar a cultura do empreendedorismo jovem, em articulação com as demais esferas de governo e com a sociedade civil;
  • Incentivar e promover ações de capacitação e desenvolvimento do jovem, em perspectiva individual e coletiva, que estimulem o surgimento de lideranças jovens em diversos segmentos, como o político, o educacional, o artístico e o esportivo;
  • Estimular o acesso de jovens a bens públicos, equipamentos esportivos, educacionais e culturais e às atividades que favoreçam o desenvolvimento e a utilização de aptidões profissionais e sociais, a fim de contribuir para a construção da consciência e de uma atitude cidadã pelo jovem;
  • Promover e incentivar a realização de estudos, debates, conferências e pesquisas sobre a realidade e situação do jovem paranaense, a fim de contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude.

Descrição do Projeto:

A ID Jovem é um documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, e a CPJ, através dos programas da Sejuf como o Paraná Cidadão e Feiras da Cidadania, realiza essa ação. Além dos benefícios já citados, a ID Jovem também isenta o portador do pagamento de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, bem como da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

whatsapp_image_2024-04-01_at_10.51.07_am.png

 

Como os municípios podem aderir?

Através do projeto Mutirão Jovem presencialmente nos municípios, através da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude ou através do site - www.gov.br/mdh/pt-br/idjovem .

 

A co.liga é uma escola livre, que busca promover a inclusão das juventudes no campo da Economia Criativa. 

Oferecemos cursos gratuitos, autoinstrucionais e de curta duração segmentados em cinco áreas da Economia Criativa – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais – além de temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens.

E, acima de tudo, promovemos um espaço de fortalecimento de redes, com o objetivo de conectar pessoas: estudantes, profissionais e instituições.

whatsapp_image_2024-04-01_at_10.51.51_am.png

O PODJOVEM texto podcast - PodJovem  Fornecer um espaço de comunicação e informação para os jovens, visando capacitá-los como cidadãos conscientes de seus direitos, promovendo o engajamento cívico, a conscientização social e o desenvolvimento pessoal, a fim de inspirar e capacitar os jovens a se tornarem agentes de mudança positiva em suas comunidades.

whatsapp_image_2024-04-01_at_10.52.52_am.png

Solicitação de agenda através do e-mail da Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude. Para a realização: Espaço para a realização do projeto, equipe de apoio (até 3 pessoas), mesas, cadeiras, computador com conexão de internet e projetor de vídeo.

 

 

 Últimas Notícias

 Conselho Estadual da Juventude
 


 Contato

coordenacaodajuventude@sedef.pr.gov.br

(41) 32102632 - (41) 32102595