SEDEF nos municípios é apresentado em encontro de secretários nacionais de assistência social 28/08/2023 - 09:49

Durante o Encontro da Região Sul do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, que acontece nesta quinta e sexta-feira, em Santa Catarina, o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, que também é vice-presidente do FONSEAS, apresentou as ações do Estado do Paraná, para a melhor execução dos recursos financeiros da Assistência Social.

Ele mostrou como é executado o projeto SEDEF nos municípios, que tem como principal objetivo levar até os técnicos municipais ideias de como melhorar a execução financeira de recursos voltados para a área da assistência. “Estamos em uma região privilegiada, aqui no sul do Brasil, mas precisamos melhorar a execução dos nossos recursos, porque é nos municípios que tudo acontece. Poderemos enfrentar mais os problemas a partir da busca do conhecimento, do entendimento, das boas gestões”, ressaltou o secretário. 

Até agora, mais de 112 municípios do Paraná participaram dos encontros realizados. Santa Catarina, que conta com 295 municípios em seu território,  também possui encontros descentralizados, com o mesmo objetivo. “Estamos capacitando os municípios, levando a secretaria para mais perto dos prefeitos, contadores, porque cofinanciamos os os serviços ofertados nas cidades.  Essas formações são necessárias  para desenvolver a política da assistência de forma ampla e que chegue até quem mais precisa”, explicou a secretaria da Assistência Social, Mulher e Família, de Santa Catarina, Maria Helena Zimmermann. 

Quando se fala em serviços cofinanciados, o estado do Paraná, é também referência. 
Em 2022, 66% dos serviços eram cofinanciados. Em 2023, esse número é de quase a totalidade de cidades, chegando a 
97% deles. 

Segundo a presidente do FONSEAS, Cyntia Grillo, esse avanço é essencial para que os cidadãos sejam atendidos de forma plena. “ Estamos aqui no Sul realizando esse encontro regionalizado e entendendo a participação dos estados na políticas da assistência. O Paraná conseguiu essa evolução que é muito importante para o estado. Além disso, vimos aqui que é o Estado do Sul, que mais investe na política da assistência social desta região. Então, parabéns ao Paraná, por essa atenção a essa política essencial para o bem estar dos cidadãos”, enfatizou. 

Na sexta-feira, durante todo o dia, os profissionais da área da assistência, discutirão temas como o aprimoramento de Gestão do SUS e a atuação do SUAS em situação de calamidades públicas, este último, será conduzido pela Coordenadora da Política da Assistência Social, Renata Mareziuzeck dos Santos, técnica da SEDEF.

GALERIA DE IMAGENS