Central Jovem de Comunicação - Mídia e Cidadania

 

 

 

 


1. Instituição : Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA)

2. Missão: Nossa missão é incentivar cada pessoa para a possibilidade de transformação de sua realidade, por meio da prática da Cidadania e Direitos Humanos. Trabalhamos para ser uma organização que contribui para a transformação social, por meio da prática em Cidadania e Direitos Humanos.

3. Nome do Projeto: Central Jovem de Comunicação - Mídia e Cidadania

4. Valor do Projeto: R$1.084.443,30 (hum milhão, oitenta e quatro mil, quatrocentos e quarenta e três reais e trinta centavos)*

5. Proponente: Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDEHA)

6. Objeto: O Projeto “Central Jovem de Comunicação – Mídia e Cidadania” tem por finalidade o acesso, produção e fruição da cultura audiovisual (cinema) para adolescentes entre 12 a 18 anos de baixa renda de Curitiba e Região Metropolitana, preferencialmente que tenham sofrido algum tipo de violência. O objetivo é capacitá-los por meio de fundamentação teórica e prática para a utilização de ferramentas, formas, técnicas e procedimentos necessários para a realização de intervenção no segmento do cinema e audiovisual, dando destaque para histórias verídicas de protagonismo juvenil na superação de violências urbanas, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, uso e abuso de drogas, dentre outras. Os roteiros, elaborados pelos próprios adolescentes, devem enfatizar maneiras positivas de superação das violências, a partir de situações do dia-a-dia de comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O diferencial do projeto “Central Jovem de Comunicação – Mídia e Cidadania” é a capacitação com ênfase no protagonismo juvenil como meio de superação de violências que envolvam adolescentes. O protagonismo estará presente tanto na elaboração, seleção de conteúdos e produção dos vídeos quanto nas histórias relatadas nos vídeos produzidos pelos participantes do projeto. Essa forma de abordagem permite o empoderamento de indivíduos e grupos e cria uma rede de cidadania entre os adolescentes para o enfrentamento de violências urbanas, abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes, uso e abuso de drogas, dentre outras.

Dessa forma, tendo os adolescentes e jovens capacitados como protagonistas das ações do projeto, pretende-se estimular a participação destes em espaços de definições de políticas públicas e discussões no âmbito da comunidade, como conselhos locais de saúde, CONSEG’s (Conselho Comunitário de Segurança), grêmios estudantis, dentre outros. O resultado pretendido é inverter a máxima que prevalece em alguns espaços públicos de “pensar ações para os adolescentes” para “pensar ações com os adolescentes”.

Clique aqui para visualizar o projeto