Atendimentos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida batem recorde no Verão Maior 27/02/2023 - 11:30

O projeto Praia Acessível, desenvolvido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e da Sanepar, apresentou os resultados finais da temporada do Verão Maior Paraná. Ao todo foram realizados 385 atendimentos em municípios do litoral paranaense.

Esse foi o maior resultado dos últimos anos. Em 2016/2017 foram 57 atendimentos, em 2017/2018, 220, e em 2018/2019, 384, o maior até então. No verão seguinte foram 298 e logo em seguida veio a pandemia da Covid-19, com apenas 102 atendimentos nos dois anos subsequentes.

O projeto esteve presente em seis pontos de acessos distribuídos nos municípios de Matinhos (2 locais), Guaratuba e Pontal do Paraná (3 locais). A cadeira anfíbia tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

“No período mais rígido da pandemia não foram realizadas ações do projeto, devido às restrições, mas vimos nesta temporada o quanto as pessoas procuram o serviço, e desta forma, já estamos nos programando para melhorar as cadeiras para a próxima temporada de verão”, contou o secretário Rogério Carboni, do Desenvolvimento Social e Família. 

Segundo a agente de educação socioambiental da Sanepar, Roselis de Oliveira Presznhuk, este verão foi muito especial. “Marcamos a retomada das atividades no Litoral com números excelentes. Essa parceria com a Sedef é muito importante e muito produtiva para que possamos incluir todas as pessoas em momentos de lazer e bem-estar”, destacou. 

São dezenas de histórias emocionantes entre as pessoas que utilizaram o serviço. Maria Dolores, de 92 anos, que há 10 anos não entrava no mar, quebrou o gelo nessa temporada em Ipanema. O filho, Emerson Luiz de Souza, relata que foi algo muito especial rever a mãe aproveitando a praia por completo.

“Quando chegamos na praia, falamos com uma família que possui pessoa com mobilidade reduzida e eles nos indicaram a utilização da cadeira. Os atendentes foram até nós, nos explicaram como era o serviço, colocaram a mãe na cadeira e a levaram. Para nós foi muito emocionante vê-la curtindo esses momentos com a família. Aproveitamos muito esses dias e até a minha irmã, que tem prótese na perna, curtiu também”, contou. 

Luan Souza Fernandes, 31 anos, de Telêmaco Borba, foi à praia de Shangri-lá com a mãe, Marli Souza Fernandes. Ela conta que essa foi a melhor experiência que já tiveram. “As pessoas que nos atenderam foram muito prestativas e atenciosas. Já fomos outras vezes à praia, mas não tinham as cadeiras, e dessa vez o Luan aproveitou muito, se divertiu e o principal, tudo com segurança”, elogiou.

NOVIDADE DESTE ANO – A disponibilização de cadeiras anfíbias já ocorreu em anos anteriores, possibilitando essa inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida. Porém, nesta edição, o atendimento foi feito por especialistas nas áreas de fisioterapia e educação física, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência. Além disso, mais de 300 pessoas que atuaram nas ações do Verão Maior Paraná receberam capacitação na área, bem como uma palestra sobre a importância da luta pela acessibilidade.

De acordo com Andréia Carla Rosa, 41 anos, professora de Educação Física que atuou na Praia de Leste, em Pontal do Paraná, a experiência foi inigualável. “Pra mim foi a melhor coisa que aconteceu neste ano. Uma experiência muito emocionante, as pessoas confiaram em nós e isso foi muito importante. Foi gratificante saber que proporcionei momentos felizes e ver o sorriso de cada um foi muito legal”, relatou.

TEMPORADA 2023/2024 – Pensando em ampliar e aperfeiçoar o serviço na próxima temporada (2023/2024) foi iniciada uma pesquisa de satisfação e avaliações para o desenvolvimento de um novo equipamento, que melhorará ainda mais o atendimento a esse público. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com a Fundação Araucária, por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Tecnologia Assistiva, e o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

ILHA DO MEL – O Estado executa projeto similar na Ilha do Mel. Os equipamentos são fornecidos pelo Instituto Água e Terra (IAT) e estão disponíveis aos interessados durante o ano inteiro, mediante reserva. Há quatro cadeiras disponíveis, sendo duas na Praia de Encantadas e duas em Nova Brasília.