Estado leva a Guaratuba mutirão de serviços para pessoas com deficiência 09/11/2022 - 11:02

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), fará nesta terça-feira (8) um mutirão de serviços às PCDs (Pessoas com Deficiência), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba, no Litoral.

Durante o dia, das 9h30 às 16h30, os técnicos do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência atenderão as famílias para orientar sobre os direitos das pessoas com deficiência, além de emitir o Passe Livre Intermunicipal e a Carteira do Autista (CIPTEA).

"O Governo do Paraná está sempre atento às demandas da população. O nosso objetivo é facilitar a vida, garantir a promoção dos direitos direitos e o acesso a serviços a todos o segmentos", disse o secretário Rogério Carboni.

“Os mutirões têm dado um ótimo resultado, pois proporcionam às pessoas sem acesso a computadores e internet fazerem o escaneamento dos documentos, entrar nos sites para a emissão de documentos e tantos outros serviços”, disse o chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes. “Além disso, os servidores poderão auxiliar na obtenção da carteira para aqueles que têm Transtorno do Espectro Autista”.

A Carteira do Autista garante a prioridade no atendimento em serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, e também privados, como farmácias, supermercados, bancos e outros estabelecimentos comerciais.

Serviço:

Mutirão de Serviços para PCDs (Pessoas com Deficiência)

Local: Secretaria Municipal de Saúde de Guaratuba - Rua Cap. João Pedro, 283, Centro - Guaratuba

Horário: 9h30 até 16h30

Confira os documentos necessários:

PASSE LIVRE INTERESTADUAL

Requerimento de Passe Livre Intermunicipal

Ficha da avaliação socioeconômica

Laudo médico de avaliação fornecido por profissional habilitado no SUS - com CID 10 da patologia

Uma foto 3x4 (recente e sem danos)

Cópia da carteira de identidade (RG)

Cópia do cadastro de pessoa física (CPF)