Paraná volta com as ações presenciais na “Semana Estadual Todos contra a Pedofilia” 19/04/2022 - 11:59

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, afirmou nesta segunda-feira (18) que o Paraná terá uma série de ações na “Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia”, entre os dias 13 e 18 de maio. “A violência contra a criança e o adolescente aumentou durante a pandemia e, portanto, a retomada presencial das atividades dessa semana é estratégica para o combate desse crime hediondo", disse.

Carboni conversou com o segundo secretário da Assembleia Legislativa, deputado Gilson de Souza, que coordena a realização da semana, para definir as ações governamentais que serão desenvolvidas. "A semana está prevista na  lei a do deputado Gilson de Souza e do ex-deputado Leonaldo Paranhos, agora prefeito de Cascavel", lembrou.

"É um avanço fundamental para a conscientização das famílias sobre a importância da denúncia, do acolhimento, do acompanhamento psicológico, todos os serviços já disponíveis para a população. Por falta de comunicação, as vítimas não fazem o acesso pleno a esses serviços. Esse será uma das principais ações", explicou o secretário.

Carboni adiantou que serão confeccionados materiais e cartilhas, realizados seminários e palestras, além de convênios com o Ministério Público e a Secretária Estadual de Educação. Esse conjunto de atividades será levado às escolas e municípios. "A pandemia obrigou a suspensão das atividades presenciais, mas já temos o aval do governador Carlos Massa Ratinho Júnior para a retomada e ampliação das atividades da semana", completou.

Denúncias – Os casos suspeitos de pedofilia podem ser informados anonimamente ao disque-denúncia nos telefones 100 e 181. Também é possível registrar a denúncia na internet através do www.denuncia181.pr.gov.br.

Nucria - Outra opção possível é buscar auxílio na sede do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), na Avenida Vicente Machado, 2560, no Centro de Curitiba. O telefone do Nucria é (41) 3270-3370.