Projeto SEDEF nos Municípios começa encontros pelo Sudoeste 09/03/2023 - 13:54

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família realizou nesta quinta-feira (09) uma primeira reunião descentralizada, no município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. O encontro, denominado “SEDEF nos Municípios”, reuniu representantes de 12 cidades da região para apresentar e alinhar ações da pasta, além de capacitar técnicos das prefeituras para auxiliar no planejamento da gestão de recursos financeiros.

“Queremos ouvir os prefeitos, técnicos, assessores para sabermos as ações que podemos melhorar, quais devem ser mantidas, atender as demandas e auxiliar técnicos, contadores e prefeitos, na gestão de recursos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

Durante todo o dia, técnicos das áreas das políticas públicas da garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, Juventude, Pessoa com Deficiência, além da Assistência Social, Programas e Projetos e Gestão de Recursos, falaram sobre estas temáticas.

Para o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, a presença dos técnicos é uma forma de fortalecimento das ações do Estado no município. “Agradecemos ao governador Ratinho Junior, que por meio da SEDEF, traz mais conhecimento aos técnicos municipais para que possamos fortalecer a nossa gestão”, enfatizou.

Segundo a assistente social do município de Boa Esperança do Iguaçu, Leonilda Begnine, o dia foi muito produtivo. “Nos proporcionou conhecer melhor o trabalho, nos auxilia nas políticas nos pequenos municípios e, principalmente, somos ouvidos, podemos esclarecer dúvidas”, destacou.

Os programas da área passam pelo Nossa Gente, de atendimento às famílias mais vulneráveis, que é um guarda-chuva de outras ações, como o Cartão Comida Boa e o Renda Agricultor; e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.