Rio Grande do Sul estuda adotar o programa Nossa Gente Paraná 11/04/2023 - 12:49

O Programa Nossa Gente Paraná foi apresentado nesta terça-feira (11) ao secretário da Assistência Social do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel, em reunião com o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni.

Fantinel disse que o programa poderá ser adotado em seu estado devido ao sucesso junto às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas. “Pudemos ver aqui como esse programa mudou a vida dos paranaenses e queremos também mudar a vida de milhares de gaúchos”, disse ele.

“Fiquei feliz em conhecer esse programa que inova, e que possui uma metodologia que incentiva a oferta da atenção necessária para esse público. Tenho certeza que este é um programa que merece servir de exemplo para muitos estados, e por isso viemos pegar os bons exemplos e levar para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Ele estava acompanhado do secretário adjunto Gustavo Segabinazzi Saldanha; da professora Laura Müller Machado, do Instituto Insper, de São Paulo; e do presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, Tiago Simon.

O Programa Nossa Gente Paraná possui metodologia própria para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, 30 mil famílias recebem acompanhamento multissetorial, ou seja, que envolve diversas áreas do Governo do Paraná, para que sejam emancipadas.

Para a professora Laura Mueller Machado, a expertise de programas como esse merece ser compartilhada. “Essas boas práticas precisam ser espalhadas, refletidas em outros estados. Além disso, elas podem fazer parte de estudos e na construção das políticas sociais do Brasil”, ressaltou.

“Vamos compartilhar as nossas experiências, que são muito boas, e contribuir com a construção de uma política de assistência fortificada”, disse o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni.

Presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre, Tiago Simon elogiou também a inovação tecnológica que o Programa possui, visto que há uma base de dados que é alimentada com informações de cada família e, em seguida, analisada cada uma. “Ficamos impressionados com a qualidade dos programas e ações, da política social como um todo, da extração de dados inteligentes, mas principalmente utilizando-os para ações mais assertivas”, afirmou.

PRÊMIOS - O programa ficou entre os três primeiros colocados do país no Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, da Rede Estratégia ODS; foi vencedor por duas vezes do Prêmio Sesi ODS, em 2019 e em 2021, e finalista, em 2016, do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, do então Ministério do Desenvolvimento Social. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiou o programa, destacou em diferentes publicações a metodologia inovadora que identifica, acompanha e guia as famílias rumo à reintegração social.