Técnicos municipais são capacitados para nova fase do programa Caixa D'Água Boa 23/03/2023 - 11:40

Representantes da área da assistência social de 33 municípios participaram nesta semana de uma capacitação técnica para a execução da fase V do programa Caixa D´Água Boa, do Governo do Paraná, que atenderá mais 2 mil pessoas em 100 municípios. O objetivo é preparar os técnicos municipais para a seleção das famílias, acompanhamento dos projetos, além das informações que precisam ser apresentadas nos sistemas.

De acordo com o assessor técnico da Sedef, Everton de Oliveira, as capacitações são necessárias para que o sucesso do programa continue. “Considerando que é um projeto intersetorial, e que cada área tem suas responsabilidades e atribuições, é importante formar uma sinergia. Hoje orientamos como abordar e orientar essas famílias para que a participação delas sejam efetivas e alcancem quem realmente precisa”, esclareceu.

O secretário Rogério Carboni, destacou que o Caixa D´Água Boa leva dignidade às pessoas. “Quando o governador Ratinho Junior me chamou, ele disse para cuidar das pessoas, olhar com carinho para aqueles que mais precisam. Eu visitei algumas famílias que já receberam esse programa e pude ver que antes elas não conseguiam tomar um banho após o trabalho, fazer o jantar. Tudo isso se tornou possível e permanente”, disse.

“Ofertar água com qualidade é saúde preventiva. Essa parceria é importante porque em especial leva água às pessoas que não têm condições de comprar uma caixa d´ água para fazer uma pequena reservação em situações como manutenção da rede, períodos de escassez como as que passamos, e tantas outras situações”, enfatizou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Com apoio do Estado, paranaenses celebram conquista de água de qualidade em casa

Ganhando o Mundo: Educação divulga lista de alunos aprovados para intercâmbio na França

Para Marina Ventura, coordenadora do CRAS do município de Realeza, no Sudoeste, esta fase de aprimoramento é muito importante para ampliar o atendimento às famílias. “Essa nova fase dá uma excelente oportunidade para aquelas pessoas que mais precisam e que estavam esperando ansiosamente”, enfatizou.

O Caixa d’Água Boa é uma ação do Governo do Estado do Paraná, desenvolvida em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e Sanepar, além dos municípios, famílias e comunidade. Tem por objetivo a melhoria na segurança hídrica e na qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da instalação de caixas d’água. Integra o Programa Nossa Gente Paraná, estratégia intersetorial de enfrentamento à pobreza.

Desde o início do projeto, 5.500 famílias em 145 municípios já foram atendidas. O Caixa D´Água Boa foi vencedor do Prêmio SESI ODS 2021 por contribuir para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pela comunidade internacional.