O que é?

O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências Famílias e Indivíduos é realizado em parceria com a Defesa Civil que promove o apoio e proteção à população atingida por situação de emergência e calamidade pública, assegurando a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial, para minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.

A quem se destina?

Pessoas desabrigadas: que foram atingidas por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) e tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados;

Pessoas desalojadas: que foram obrigadas a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas ou determinação do Poder Judiciário, por motivos de destruição ou avaria grave, decorrentes de desastre, e que, não necessariamente necessita de abrigo ou alojamento provisório.

Serviços ofertados:

• Acolhimento imediato em condições dignas e de segurança, observando as especificidades dos grupos étnicos, ciclos de vida, deficiências, dentre outras situações específicas;
  • Criação de alojamentos provisórios, quando necessário;
  • Identificação de perdas e redes de apoio para prover as necessidades detectadas;
  • Promoção e inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais.

Resultados esperados:

• Minimização de danos;
  • Proteção social a indivíduos e famílias;
  • Reconstrução das condições de vida familiar e comunitária.

Contato:

coordenacaopse@seds.pr.gov.br